sábado, 22 de maio de 2010

ENQUETE NO II CURSO INTRODUTÓRIO DE CIRURGIA E ANESTESIA


A Liga Acadêmica de Estudos Cirúrgicos fez um levantamento de alguns dados sobre o perfil dos participantes do II Curso Introdutório de Cirurgia e Anestesia. Foram devidamente inscritos 115 dentre eles estudantes e graduados em medicina, dos quais 34,8% (40) cursam o terceiro período, 19,1% (22) segundo período, 13% (15) sétimo período e 3,5% (4) são graduados . Dentre os outros existem alunos de primeiro, quarto a quinto, oitavo e nono períodos (Gráfico 1).


Gráfico 1.



Dos 110 inscritos aptos a participar do Processo Seletivo 2010 da LAEC 69 disseram que sim, que irão fazer a prova teórica, 19 disseram que não, 11 afirmaram que talvez e outros 11 não responderam ao questionário (Gráfico 2).


Gráfico 2.

Dos 115 participantes 33% (38) pretendem fazer residência na área da cirurgia, 22% (25) na área de clínica médica e 28% (32) alegam não saber a área de escolhas. Os outros pretendem seguir a Anestesiologia, Ortopedia, Imaginologia, Ginecologia e Obstetrícia (GO) (Grafico 3).





Grafico 3.



Na área de Cirurgia as pretensões foram mais fortes para a Cirurgia Geral com 58% (22) e em segundo empataram Neurocirurgia, Cirurgia Plástica e Cardiotorácica com 10% (4) cada uma. o Restante citou Cirurgia toracoabdominal, Cabeça e Pescoço, Pediatria cirúrgica e Oncologia (Gráfico 4).




Grafico 4.



Já na área de clínica médica as pretensões ficaram empatadas em primeiro lugar em Cardiologia e Neurologia com 16% (4) cada uma, e em segundo lugar Gastroenterologia com 12% (3). Os outros pretendem seguir Oncologia, Clínica Geral, Pediatria, Psiquiatria, Infectologia, Endocrinologia, , Oftalmologia, Nefrologia, Geriatria e Dermatologia (Gráfico 5).


Gráfico 5.


Concluímos que os participantes do II Curso Introdutório de Cirurgia e Anestesia são em maioria do terceiro período de medicina, sendo demonstrado um maior interesse por esse tipo de evento por parte dos alunos que estão no início da graduação, mesmo havendo um número relativo de alunos do sétimo período. Percebemos também que um terço dos participantes não sabiam em que área da medicina pretendem seguir, o que em parte pode ser explicado por maioria deles ainda estar no ínicio da graduação. Teremos uma possível taxa de concorrência de 6,6 candiatos por vaga. A partir desses dados publicados poderemos fazer comparações futuras quanto ao perfil dos participantes dos próximos cursos realizados pela LAEC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário